A Prefeitura de Contagem segue empenhada em promover projetos de extensão para incentivar a participação de crianças e adolescentes, atendidos pela rede municipal de educação, nas políticas de segurança pública. Reforçando este compromisso, foi realizada, na sexta-feira (9/5), a cerimônia de abertura do ‘Percurso Formativo’, um viés do Programa “Juventude Cidadã”, na Escola Municipal Professora Maria de Matos Silveira, na região do Ressaca. O objetivo é capacitar os jovens, por meio de uma série de atividades dentro e fora do ambiente escolar, buscando desenvolver iniciativas para prevenir delitos e conscientizar sobre cidadania e segurança.
A iniciativa, sob responsabilidade da Secretaria de Defesa Social, visa promover encontros mediados pela Guarda Civil, patrulhas Escolar e da Mulher, servidores e integrantes das demais forças de segurança, de acordo com as temáticas abordadas. A formação ocorrerá no contraturno das atividades curriculares, com duração de três meses. As aulas buscam fortalecer a sensibilização e participação ativa para o alcance de relações mais respeitosas, estabelecer a cultura de paz no ambiente escolar, garantia de espaços públicos mais seguros e prevenção e enfrentamento das violências.
A secretária de Defesa Social, Viviane França, explicou que o “Juventude Cidadã” é voltado para favorecer a construção de relações harmônicas dentro da escola e entre as comunidades, prevenção de violência, além de fomentar a participação social e política, bem como a representação juvenil.
“O programa é a menina dos nossos olhos na prevenção à violência dentro do ambiente escolar, porque nós temos um indicador muito objetivo do projeto, por onde ele acontece. Após o início do programa, diminuímos em pelo menos 95% o pedido de visitas tranquilizadoras da Guarda Civil. Este é o resultado que forma líderes que dão apoio à segurança pública e que ajudam na construção de um ambiente de paz”, disse a secretária.
Estabelecendo a cultura da paz
Para o secretário de Educação, Lindomar Diamantino, o programa tem grande importância, pois contribui para a construção de uma escola mais acolhedora e fraterna. “Vivemos em uma sociedade carregada de cenas de violência, racismo, intolerância e tantos outros preconceitos. Precisamos utilizar do ambiente escolar para fazer uma reflexão sobre esses crimes e conscientizar nossas crianças e jovens. Iniciativas como essa contribuem para criar um local mais agradável não só na escola, mas nas famílias e nos espaços futuros que esses jovens terão no mundo do trabalho e na sociedade de forma geral”, destacou.
A secretária das Mulheres e Juventudes, Camila Marques, ressaltou sobre como a educação tem o poder de transformar realidades. “É uma alegria muito grande participar de mais um processo de início do “Juventude Cidadã”. Espero que os alunos aproveitem, pois é um momento único e marcante. Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre vários temas relevantes e terão a responsabilidade replicarem para os outros colegas. A trajetória se inicia na escola, de fato. Começa com estudos, dedicação e atenção aos conteúdos que os educadores trazem”, afirmou.
Aluno do nono ano, Caíque Silva contou que está com a expectativa alta para o início das atividades. “Estou super ansioso e animado. Acho que o projeto será muito bom, porque vamos aprender sobre temas importantes e ter aulas dinâmicas. Também teremos excursões para conhecer vários locais da cidade. É muito necessário falar sobre temas tão sensíveis para conscientizar. Além disso, vamos passar o conhecimento para nossos colegas e familiares. Dessa forma podemos construir um mundo melhor".
Juventude Cidadã
O programa promove variadas intervenções e atividades nas escolas do município, por meio das seguintes iniciativas: ações de informação e capacitação, com palestras, cursos, workshops, treinamentos e eventos educativos; circuito Juventude Cidadã Esporte, com torneios, campeonatos e dinâmicas em grupo, envolvendo a comunidade escolar; circuito juventude cidadã afetividade para capacitar jovens para identificar e enfrentar diferentes formas de violência presentes no ambiente familiar, escolar e comunitário, entre outros.
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